Opção Livre | 2.º semestre | História e Política Cultural: Cidades, Comunidades e Mercados

História e Política Cultural: Cidades, Comunidades e Mercados
Opção livre aberta a todos os cursos de mestrado
Docentes/Investigadores: Maria Fernanda Rollo e Carlos Vargas
ECTS: 6
Língua de ensino: inglês

O estudo e a investigação em Política Cultural, compreendendo a sua dimensão histórica, constituiu um importante campo de trabalho da Universidade.

Por um lado, essa relevância resulta do significativo e crescente reconhecimento das heranças culturais e do património enquanto factores determinantes para desenvolvimento sustentado dos territórios e das suas comunidades e, muito em especial, da valorização sócio-económica das cidades e correspondentes áreas metropolitanas.

Por outro lado, os mecanismos da globalização, acelerados pela contínua evolução tecnológica, criaram e criam múltiplos e diversificados mercados digitais, que, por sua vez, geram oportunidades únicas para artistas, criadores e empreendedores, mas que constituem, em simultâneo, desafios extremos de homogeneização cultural, que importa identificar, monitorizar e, eventualmente, compensar.

Neste contexto, o desenvolvimento inclusivo das comunidades e da sociedade em geral, as suas capacidades de mobilidade interna e externa e de integração são fortemente potenciadas por estratégias integradas de intervenção cultural, social e económica, que identifiquem as políticas culturais enquanto ferramenta transversal, eficaz e produtiva.

A Unidade Curricular “História e Política Cultural: Cidades, Comunidades e Mercados” permite contextualizar, reforçar e expandir, nomeadamente, os contextos de formação dos mestrados em Antropologia, Artes Cénicas, Ciência Política, Comunicação, Cultura e Artes, História, Gestão do Território, Gestão e Curadoria da Informação, Narrativas Culturais e Património.