Formação Avançada

Pós-Graduação em Gestão e Políticas de Ciência e Tecnologia

A pós-graduação em Gestão e Políticas de Ciência e Tecnologia proporciona formação qualificada e a aquisição de competências para o desempenho de atividades de gestão do sistema científico e tecnológico.

O curso contribui para a melhoria sustentada dos processos de formulação e implementação de políticas de Ciência e Tecnologia, ao nível dos seus objetivos socioeconómicos, da comunicação e difusão do conhecimento científico e tecnológico, dos instrumentos dedicados à promoção e aumento sustentado da qualidade das atividades de I&D, e da respetiva valorização económica.

Esta contribuição consubstancia-se na formação de quadros capazes de desempenhar tarefas qualificadas, ao nível intermédio e superior, em domínios que incluem:

• Financiamento, avaliação, observação e gestão de atividades de I&D.
  • Estabelecimento e gestão de instrumentos financeiros e institucionais.
  • Gestão de organizações dedicadas à prossecução de políticas públicas de ciência e tecnologia.
  • Apoio à definição de políticas públicas nos domínios da ciência e tecnologia.
  • Definição e implementação de estratégias de comunicação e difusão do conhecimento e da cultura científica e tecnológica.
  • Gestão de infraestruturas de apoio à atividade científica e de desenvolvimento tecnológico.
  • Gestão de organizações dedicadas à valorização, transferência e comercialização do conhecimento.

Oferta formativa promovida pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH), o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), o INOV INESC Inovação – Instituto de Novas Tecnologias e o Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB NOVA).

Coordenação: Maria Fernanda Rollo