Pós-graduação em Gestão e Políticas de Ciência e Tecnologia
Formamos profissionais, valorizamos o conhecimento
A pós-graduação em Gestão e Políticas de Ciência e Tecnologia proporciona formação qualificada e a aquisição de competências para o desempenho de atividades de gestão do sistema científico e tecnológico.
Pretende contribuir para a melhoria sustentada dos processos de formulação e implementação de políticas de Ciência e Tecnologia, ao nível dos seus objetivos socioeconómicos, da comunicação e difusão do conhecimento científico e tecnológico, dos instrumentos dedicados à promoção e aumento sustentado da qualidade das atividades de I&D, e da respetiva valorização económica.
Para quê?
- Gerir organizações, infraestruturas, programas e projetos
- Preparar candidaturas e gerir estratégias de captação de fundos
- Administrar fundos comunitários e nacionais
- Preparar para os programas quadros europeus (e.g. Horizonte Europa)
- Valorizar resultados de investigação e gerir processos de transferência de conhecimento
- Promover e gerir programas de cultura científica
Para quem?
- Gestores de Ciência e Tecnologia
- Profissionais, quadros intermédios e superiores
- Investigadores
Formato
Pós Laboral
+ Blended learning
Data
2024 | 2025
Residência Institucional
Projeto em contexto real
Local
Lisboa e Porto
Idioma
Português
Investimento
2 200 €
Docentes
Sobre o curso
Profissionalização e capacitação
- Administração pública em geral.
- Organismos públicos de financiamento, avaliação, observação e gestão do sistema de ciência,
tecnologia e inovação, incluindo a gestão de fundos estruturais. - Organismos associados à prossecução de políticas públicas dedicadas ao desenvolvimento e à
difusão do conhecimento científico e tecnológico. - Organizações dedicadas à promoção e financiamento da I&D pública e empresarial, bem como da competitividade empresarial baseada na inovação e na mudança tecnológica.
- Unidades, centros e laboratórios de I&D universitária e empresarial.
- Núcleos e gabinetes dedicados à comercialização e transferência de conhecimento e à inovação
O que nos distingue
- Visão integrada do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação.
- Formação transversal e em contexto real das funções de gestão de ciência e tecnologia.
- Envolvimento de profissionais, personalidades e entidades com atividade destacada no setor.
- Colaboração com rede de gestores de ciência e tecnologia em Portugal – PIC.
Projetos e residências institucionais
- Desenvolvimento de projeto em contexto real (PBL): pode incluir uma estadia de 2 a 4 meses numa instituição de ciência, tecnologia e inovação (pública ou privada), ou numa instituição de financiamento, gestão ou promoção de C&T, como parte da elaboração do projeto e incluindo a aprovação final de um relatório sobre a residência.
- Acompanhamento personalizado por professor responsável e por supervisor(es) em posições de liderança em Instituições do Sistema Científico e Tecnológico.
- Apresentação de seminários ou outras atividades sobre aplicações práticas específicas, integrando a teoria lecionada com a realidade institucional, e evidenciando a importância do racional teórico como fundamento para práticas de política e gestão de Ciência e Tecnologia.
Programa
Desenvolvimento de projeto em contexto real, podendo incluir modalidade de residência institucional em entidades do sistema científico e tecnológico.
Unidade curricular articulada com a UC Projeto em Gestão de Ciência e Tecnologia II. No seu conjunto compõem a dinâmica central do “processo de aprendizagem” desta pós-graduação.”
Docente: Maria Fernanda Rollo
Aborda o papel da Ciência e da Tecnologia no âmbito das estratégias nacionais e internacionais de desenvolvimento, captando os diferentes modelos na própria evolução dos respetivos racionais justificativos, das políticas nacionais e dos programas de cooperação.
Apresenta os principais marcos internacionais e os documentos estratégicos mais destacados sobre desenvolvimento e cooperação em Ciência e Tecnologia.
Docente: Tiago Brandão
A unidade curricular aborda as principais conjunturas que marcaram a economia mundial e, especialmente, a europeia, ao longo do século XX. Procura estimular nos participantes a capacidade de refletir criticamente sobre o processo de crescimento e desenvolvimento que caracterizou a economia e a sociedade europeia e mundial, tendo presente o seu enquadramento científico e tecnológico, desde a I Guerra Mundial até ao final da Guerra Fria, nomeadamente os contextos específicos que caracterizaram a sucessão de guerras e de crises que marcaram o século XX.
Docente: Maria Fernanda Rollo
Aborda o contexto da gestão de unidades de investigação e de inovação, de programas e projetos de investigação e desenvolvimento no sistema científico nacional e internacional, em particular através das várias componentes e instrumentos de suporte e interface à gestão e à investigação.
Docente: Filipa Borrego, João Cortez e Margarida Trindade
Proporciona uma leitura histórica sobre o processo de construção do sistema científico, em Portugal e na Europa.
O desenvolvimento de processos institucionais foi cedo acompanhado por um intenso debate de ideais e visões distintas quanto à missão da Universidade e da Ciência. A intensa produção teórica de modelos de organização institucional e a crescente disseminação de policy-oriented ‘frameworks’ marcaram a formulação das políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação, também no contexto nacional, a partir da segunda metade do século passado e desde os anos 1990 em particular.
Docente: Maria Fernanda Rollo e Tiago Brandão
Desenvolvimento de projeto em contexto real, podendo incluir modalidade de residência institucional em entidades do sistema científico e tecnológico.
Unidade curricular articulada com a UC Projeto em Gestão de Ciência e Tecnologia I. No seu conjunto compõem a dinâmica central do “processo de aprendizagem” desta pós-graduação.”
Docente: Maria Fernanda Rollo
A unidade curricular explora os diversos conceitos e práticas no âmbito da gestão e inovação: a construção social de sistemas tecnológicos; a economia da mudança tecnológica; regulação e inovação tecnológica; transferência de tecnologia; propriedade intelectual; empreendedorismo, processos de criação de valor e comercialização de tecnologia.
Docente: Filipa Borrego, Margarida Trindade, João Cortez e Sandra Aresta
Pretende sensibilizar os participantes para a importância da cultura científica e da comunicação de ciência na sociedade atual e para o papel cada vez mais importante que estas duas áreas desempenham na gestão e nas políticas de ciência e tecnologia.
Destacam-se os seguintes eixos programáticos: importância e impacto da promoção da cultura científica das populações; modelos de apreensão e relação da sociedade com o conhecimento científico; literacia científica e pseudo-ciência; comunicação de ciência em ambientes formais e não formais; meios e canais de difusão do conhecimento científico; caracterização e sensibilização dos públicos de ciência; tendências emergentes da comunicação pública da ciência; avaliação de impacto na comunicação de ciência.
Docente: Rita Ponce
Análise dos processos envolvidos e as várias fases de candidaturas a fundos nacionais e internacionais, introduzindo ferramentas e metodologias para a gestão institucional de informação, procedimentos e portefólio de projetos e de financiamento.
Docente: Filipa Borrego, Margarida Trindade, João Cortez e Sandra Aresta
Com a aceleração do desenvolvimento científico e tecnológico e com a importância cada vez maior da inovação baseada em conhecimento para a competitividade empresarial, têm-se verificado uma aproximação crescente entre os processos de definição e de implementação das políticas e dos programas públicos de ciência e tecnologia e as designadas políticas de desenvolvimento empresarial ou industrial.
A unidade curricular visa dotar os participantes de conhecimentos e competências sobre as relações entre as políticas e programas de desenvolvimento empresarial/industrial e as políticas e programas de ciência e tecnologia, assim como o seu papel na criação e desenvolvimento de ecossistemas de inovação.
Docente: José Carlos Caldeira
Impacto
— Maria Fernanda Rollo, Coordenadora Científica da Pós-Graduação
Atividades
Elvira Fortunato
Alexandra Vilela
Eduardo Maldonado
Ricardo Miguéis
Helena Freitas
Raúl Capaz Coelho
Isabel Damasceno
João Nuno Ferreira
Cristina Caldeira
João Baptista
Elvira Fortunato
Alexandra Vilela
Ricardo Miguéis
Jorge Portugal
João Nuno Ferreira
Isabel Damasceno
Cristina Caldeira
Raúl Capaz Coelho
Eduardo Maldonado
Cristina Ribeiro
João Baptista
Eloy Rodrigues
Alexandra Vilela
José Carlos Caldeira
Ricardo Miguéis
Jorge Portugal
João Nuno Ferreira
João Baptista
Ester Gomes da Silva
Eloy Rodrigues
Alumni
Candidaturas
Fase única
Informação de apoio
Requisitos
- Os candidatos detentores de um certificado de conclusão de licenciatura obtido em Estabelecimento de Ensino Superior de países subscritores da Declaração de Bolonha e de outros considerados afins, tendo em atenção a respetiva estrutura curricular com menção da média final;
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, com menção da média final.
- Detentores de um currículo escolar ou científico reconhecido pelo Júri de Seleção, que ateste a capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
Critérios de seleção
Candidatos detentores do grau de Licenciatura
- Classificações/notas académicas de licenciatura: 10%
- Curriculum vitae académico e científico: 35%
- Curriculum profissional: 35% d. Carta de motivação: 10%
- Entrevista: 10%
Candidatos não detentores do grau de Licenciatura (ou com o grau sem classificação expressa)
- Curriculum vitae académico e científico: 35%;
- Curriculum profissional: 45%;
- Carta de motivação: 10%;
- Entrevista: 10%.
Documentos necessários
- Documentos comprovativos de que o candidato reúne as condições académicas exigidas, nomeadamente com indicação da média final de Licenciatura.
- Curriculum vitae atualizado, incluindo os trabalhos publicados ou devidamente documentados.
- Carta de motivação.
- Cartas de recomendação.







