VI Congresso de História Local: Conceitos, Práticas e Desafios na Contemporaneidade | Call for Papers até 30 de julho
VI Congresso de História Local: Conceitos, Práticas e Desafios na Contemporaneidade
4 e 5 de novembro de 2022 | Auditório da Biblioteca Municipal de Castelo Branco
Chamada de trabalhos até 30 de julho
O VI Congresso de História Local aspira acompanhar e estimular a renovação historiográfica em curso; assim, dá continuidade às dinâmicas iniciadas em 2017, proporcionando um espaço de divulgação, de partilha e de problematização para todos quantos se dedicam a este ramo da historiografia, em diálogo permanente entre a investigação histórica local e a historiografia nacional e internacional. Tal como nas edições anteriores, o encontro pretende continuar a ser um contexto privilegiado para a reflexão sobre o conceito, as metodologias e as práticas da história local; por extensão, constitui-se como uma oportunidade para troca de experiências. Do mesmo modo, os princípios subjacentes à organização do congresso fomentam a intervenção de estudantes de último ano de licenciatura e de primeiro de mestrado com o intuito de obterem as primeiras experiências no meio académico.
Convidam-se os interessados a apresentarem propostas de comunicação no amplo domínio da história local, subordinadas à evolução analítica de comunidades e caracterizadas pelas especificidades das abordagens metodológicas e epistemológicas diferenciadas suscitadas pela História Local. As propostas de comunicação sobre a História Local na contemporaneidade podem ser concebidas em torno dos seguintes eixos temáticos, sem exclusão de outros tópicos:
- Reflexões sobre a teoria e metodologias da História Local;
- A importância da História Local no ensino secundário e superior;
- Temas e trabalhos subordinados à história de uma região (séculos XVIII-XX);
- História, Comunidade(s), Elite(s) e Personalidades;
- Dinâmicas Laborais e Conflituosidade Social;
- Municípios e Poder Local;
- Instituições e Associações locais;
- Efeitos das epidemias à escala local;
- Organização, resistência e violência política na história local;
- As guerras no espaço regional e local: mudanças e permanências;
- Centenário da Travessia do Atlântico Sul;
- Bicentenário da Constituição Vintista;
- Bicentenário da Independência do Brasil.
O encontro de 2022 será acolhido pela Câmara Municipal de Castelo Branco. Tendo como base os programas dos eventos anteriores, esta edição caracterizar-se-á por um painel exclusivamente dedicado à História deste distrito. Nesse sentido, convidam-se os historiadores, professores, investigadores e demais estudiosos da região a submeterem comunicações em torno de Castelo Branco.
Mais informações em: https://congresslocalhistory.wordpress.com/propostas-de-comunicacao/