Rede de investigação
Rede de História Local
A rede de História Local visa a promoção de um espaço de debate e reflexão centrada no conceito, nas metodologias, nos objetivos e nos limites das investigações históricas, que se dedicam a áreas geográficas mais circunscritas, e à divulgação/concretização das suas diversas potencialidades. Deste modo, os elementos que a compõem dedicam-se ao desenvolvimento de lógicas colaborativas, entre investigadores, estudiosos, técnicos municipais, professores, associações locais, entre outros, procurando o estabelecimento de pontos de contato, trocas de experiências e o progresso na formação individual.
Tendo presente a relevância do cruzamento interdisciplinar e a internacionalização, a rede convoca a presença de indivíduos nacionais e/ou estrangeiros, que se foquem em diferentes áreas temáticas (e.g. património, museologia, arqueologia ou arquivística), e que possibilitem o intercâmbio do seu conhecimento.
A organização do Congresso Anual de História Local, a publicação das respetivas atas e trabalhos preparatórios para a fundação da Associação Portuguesa de História Local têm sido as principais atividades desta rede do HTC