História e Memória da SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social

A SEDES foi criada há 50 anos. O projeto sobre a História e Memória da SEDES organiza-se em três eixos:
I) História – investigação histórica documental e livro. A elaboração da história da SEDES, compreende a caracterização da conjuntura que a originou e acompanhou e o enquadramento institucional envolvente, tendo presente o contexto da história geral do País em que se inscreve.
II) Memória – recolha de memórias e testemunhos. Recolha de memórias e testemunhos dos principais protagonistas associados à criação e atuação da SEDES. O perfil e relevância dos ‘constituintes’, a especificidade do quadro histórico em que ocorreu, ampliam a importância e indispensabilidade do recurso à história oral e à contribuição individual desses protagonistas.
III) Conhecimento – divulgação e promoção do conhecimento da história, significado e impacto da SEDES. Inclui Diálogos, ciclo que decorrerá ao longo de 2020, com o propósito de divulgar a história e ação da SEDES estimulando o debate alargado da sua relevância no sentido da compreensão e interpretação da sociedade atual, convocando uma reflexão contextualizada sobre temas relevantes. Na web, conteúdos (cronologias, biografias, textos de divulgação) passíveis de disponibilização em plataformas digitais, em particular o portal da própria SEDES.

EquipaMaria Fernanda Rollo, João Miguel Almeida, Pedro LucasDuração2019-2020