Investigadora Associada
Patrícia de Jesus Palma (n. 1981) é doutorada (2016) e mestre (2009) em Estudos Portugueses pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e licenciada (2003) em Línguas e Literaturas Modernas (Estudos Portugueses) pela Universidade do Algarve.
O seu projeto de doutoramento mereceu o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (2011-2014) e da Direção Regional de Cultura do Algarve, que editou os resultados alcançados através do livro O Reyno das Letras: a cultura letrada no Algarve, o lugar do impresso (1759-1910), publicado em 2019.
É investigadora integrada do grupo de investigação «Leitura e Formas de Escrita» do CHAM-Centro de Humanidades da FCSH/UNL, onde desenvolve a sua atividade de pesquisa, tratando questões tais como a formação da cultura letrada, a circulação cultural no espaço europeu e transatlântico, a história e o património da imprensa, as relações entre a cultura e o desenvolvimento territorial.
É coordenadora científica do projeto Hemeroteca Digital do Algarve, lançado em novembro de 2019, disponível em: hemeroteca.ualg.pt, e é a investigadora proponente do projeto de musealização da Tipografia União (Faro), que visa assinalar e reconhecer Faro como a cidade-berço da imprensa em Portugal (Jun./1487).
É fundadora das marcas Lugar Comum e Moinho d’Ideias, projetos colaborativos que criou para fins de investigação, consultadoria, ação cultural e educativa e é cooperadora da QRER – Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade, onde coordena o projeto de ação climática e valorização territorial “Rio Arade: Percurso das Fontes Boião-Azilheira” (c. Silves, Algarve).