Investigadora Integrada

Prémio Femina/Matriz Portuguesa 2020, “pelo estudo e divulgação da cultura, história e sociedade de matriz portuguesa no estrangeiro Lusofonia”.  Manuela Gonzaga é historiadora, escritora e poeta. Como autora, tem quatorze títulos publicados em géneros que vão do romance à biografia, do conto ao romance infantojuvenil e à poesia. O seu ultimo livro, romance histórico, Aqualtune a Princesa do Kongo, foi lançado em Lisboa em outubro de 2023, pela Bertrand Editora.

Parte da sua obra literária está traduzida em francês, e dois dos seus livros integram disciplinas de Estudos Portugueses na Universidade Aix-Marseille.(Les Jardins Secrets de Lisbonne , e Mozambique pour que ma mère se souvienne, ambos editados pela Poisson Volant, Paris).

Doutoranda em História Contemporânea ( Estudos da Mulher) e investigadora com mestrado em História da Expansão Portuguesa, na FCSH da Universidade Nova de Lisboa, integra o HTC – História, Territórios e Comunidades – CFE NOVA FSCH. Um dos seus livros, aparentemente um “romance” mas fundamentado cientificamente em todos os capitulos, reunindo documentação priveligiada, é o ponto de partida para a tese de doutoramento. Trata-se de Maria Adelaide Coelho da Cunha, “Doida não e não” Bertrand Editora. Lisboa, 1ª ed. 2009,

Jornalista durante cerca de 30 anos, assinou um número indeterminado de artigos na imprensa, desde os tempos em que começou como repórter em Moçambique, passando por Angola e finalmente em Portugal. Em 2000 abandonou o jornalismo para se dedicar à escrita e à investigação a tempo inteiro.

Membro honorário e activo do Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora desde há vários anos, assinala o reconhecimento inter pares da sua profunda ligação a África – Moçambique e Angola – onde passou a adolescência e uma pequena parte da juventude, bem como as viagens que tem feito ao longo da vida.

Nos finais de 2020, iniciou uma parceria como curadora literário/poética, com o maestro Ricardo Bernardes. Foi no decorrer da XXXII Temporada de Música em São Roque. O modelo de interação entre a música – O Requiem de Mozart na versão Eborense de início do séc. XIX, e poesia a partir da seleção realizada por Manuela Gonzaga de textos de autores clássicos como Santa Teresa D’Avila, São João da Cruz e Frei Agostinho da Cruz, foram complementadas poesias de autores contemporâneos, incluindo a própria Manuela Gonzaga. O contraponto entre as obras musicais e os poemas de profundo carácter reflexivo que tratam de temas da vida e da morte foi unanimemente aplaudido.

Seguiu-se, em Julho de 2021, o Festival Trotamundos, onde Concertos, Momentos Musicais de curta duração, e a poesia se cruzaram perfeita equidade e sintonia com a voz dos instrumentos. Aqui, com o intuito de contar a Viagem, em seus anseios, medos, sua glória. Para além do concerto Mappa Mundi com o Cappella dei Signori, no dia 16 e 17 de Julho, assistiu-se-á à versão de inícios do séc. XIX da célebre Missa de Réquiem de W.A. Mozart, encontrada nos arquivos da Sé de Évora. Ainda em 2021, Manuela Gonzaga foi uma vez mais parceira do Maestro Ricardo Bernardes, durante o concerto do Festival de Castelo Novo 2021, protagonizado pelo agrupamento “Cappella dei Signori”, popr ele dirigido. Aqui, a poeta cruzou, mais uma vez, poesia contemporânea e antiga, a que acrescentou  poemas seus, para complementar a viagem musical, conduzida por Fernão de Magalhães na sua viagem de circum-navegação.

Paralelamente, e de forma um tanto irregular, a escritora dá aulas práticas a que chama Oficinas de Escrita, tendo chegado a publicar um livro antológico com trabalhos produzidos por alunos durante os seminários.

De 2012 a 2023 foi filiada no PAN – Pessoas Animais Natureza, tendo assumido algumas responsabilidades no partido, nomeadamente como Comissária Política Nacional, e como pré-candidata às eleições presidenciais de 2015, e à Presidência da Câmara de Lisboa em 2022. Desvinculou-se do PAN em 9 de fevereiro de 2022.

Mãe de quatro filhos, avó de cinco netos, é a pessoa de vários cães e um gato (resgatados) e tem estado muito envolvida em movimentos cívicos em prol de direitos humanos, ambientais e à causa animal.

http://www.gonzagamanuela.blogspot.com/