CfP - VI Congresso RIGPAC

Call for Papers

VI Congresso RIGPAC

Novo prazo para envio de propostas: 15  de novembro de 2020

Este Congresso visa debater as lógicas e procedimentos que, a partir de decisões públicas, privadas ou comunitárias, definem e implementam consequentes estratégias de marketing de objetos, bens, acontecimentos, locais, cidades ou regiões. Estas estratégias baseiam-se ou na promoção dos símbolos mais conhecidos de identidade do patrimônio, “marcas” de lugar e, portanto, objetos de mercado e de consumidor, ou na circulação de uma imagem com a qual esses lugares são “marcados” ou se pretende que sejam identificados.

Interessa, de modo mais particular, identificar e tipificar os efeitos socio-espaciais, económicos, ambientais e culturais do património (material e imaterial) naqueles territórios que conduzem à classificação e à utilização do conceito marca-lugar (place branding). Tais territórios, em diferentes escalas, servem-se desta classificação para se promoverem a partir da perspectiva de “vantagem comparativa” como “produto- mercadoria”. Esta “edição” – feita da paisagem natural e construída – causa uma relação tensa entre afirmações e transformações culturais.

Resumindo, a questão central do VI CONGRESSO da Rede Internacional de Pensamento Crítico e Património Construído (RIGPAC) é: De que forma o conceito de “MARCA DE LUGAR” afeta o território que, através da sua herança, é promovido de determinada forma?

Objetivos

  • O estado da arte sobre “marca de lugar”;
  • As implicações socio-espaciais, económicas, políticas, ambientais e culturais da sua adopção e usos nos territórios que as promovem, definem e utilizam tais marcas;
  • As estratégias que se utilizam para colocar a “marca de lugar” em marcha;
  • Os efeitos da fruição do patrimônio;
  • A participação ou não participação dos diferentes atores sociais na definição e utilização da “marca de lugar”;
  • As oportunidades e ameaças que a fruição da “marca de lugar” significa nos seus territórios;
  • As consequências da classificação das “marcas de lugar”


CfP - 2.º Encontro Memória para Todos – Comunidades e Sustentabilidade

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2.º Encontro Memória para Todos – Comunidades e Sustentabilidade

O 2º. Encontro Memória para Todos tem como foco as relações que as comunidades estabelecem com os patrimónios, de forma ativa, criando contextos que valorizem as suas identidades. Pretende-se reflectir acerca do potencial da memória, da história e do património na criação de estratégias sustentáveis de gestão do território, bem como de promoção de bem-estar das comunidades e populações que os habitam, a partir de casos práticos de projectos, iniciativas e experiências.

O encontro Memória para Todos – Comunidades e Sustentabilidade propõe uma reflexão conjunta e transdisciplinar a partir da contribuição de diversas áreas disciplinares e científicas em torno do binómio comunidade e sustentabilidade, compreendendo o papel da academia, das instituições culturais e sociais e dos cidadãos na criação de estratégias de investigação e ação e sobre os territórios com e para as comunidades.

O 2.º Encontro Memória para Todos é organizado por História, Territórios e Comunidades – Centro de Ecologia Funcional NOVA FCSH e Centro República em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa.

Objetivos

  • Partilhar experiências, projetos e atividades — em curso ou já realizadas — relacionadas com a sustentabilidade/territórios/comunidades;
  • Debater estratégias de envolvimento das comunidades e os seus impactos na construção de estratégias sustentáveis de desenvolvimento e preservação dos territórios e das identidades;
  • Questionar o impacto da história, património e memória em processos de inclusão social, regeneração urbana e coesão comunitária;
  • Discutir e estabelecer boas práticas de abordagem ao património numa perspectiva holística e integrada;
  • Refletir acerca das relações entre a construção da identidade, a biodiversidade e os territórios;
  • Promover a intensificação das relações entres as áreas das ciências da vida e as ciências sociais e humanidades.

Destinatários

  • Investigadores;
  • Membros de Associações e Projetos dedicados à Memória e Comunidades;
  • Profissionais de Bibliotecas, Museus, Arquivos e Autarquias;
  • Professores de diferentes níveis de ensino;
  • Cidadãos em geral.

Temas

  • Modelos e metodologias de acção local, regional com o envolvimento das comunidades incluindo em contexto digital;
  • Estudo e compreensão da aproximação entre sustentabilidade, memória, história e património;
  • Usos do passado e políticas da memória;
  • Memória e património;
  • Sustentabilidade e criação artística e cultural