Ciclo de conferências Resistência no Feminino

As mulheres têm detido uma importância decisiva no processo de afirmação da democracia e de luta pela igualdade política e social na história contemporânea de Portugal, protagonizando e desenvolvendo vários tipos de resistência.

Nos campos e nas fábricas, nas universidades e nas escolas, nas artes e nos círculos intelectuais, na clandestinidade e nas prisões, em todas as dimensões do quotidiano, estas mulheres, de diferentes origens e percursos de vida e com sensibilidades políticas e graus de envolvimento distintos, foram essenciais na luta pela democracia e pela igualdade. Na vanguarda, ativistas mais visíveis ou de forma mais discreta; na retaguarda, apoiando e acompanhando diversos processos de luta; estas mulheres, assumindo uma postura ativa e contínua de combate político e social, constituíram uma força vital de resistência em particular durante o Estado Novo. Porém, os seus percursos de luta, muitas vezes ausentes nas fontes escritas, são pouco (re)conhecidos.

Nesta perspetiva, considerando que a construção da memória social contemporânea tem dado pouco enfoque ao papel de resistência destas mulheres e a importância da memória individual para a construção da memória coletiva, o ciclo de conferências “Resistência no Feminino” procura resgatar memórias e testemunhos de mulheres que resistiram de diferentes formas à opressão, discriminação e repressão. Trata-se de falar sobre mulheres enquanto sujeitos históricos ativos e intervenientes, criadores de mudança, a quem é fundamental reconhecer e recordar o seu papel na resistência.

O ciclo de conferências “Resistência no Feminino” convoca todos os cidadãos, instituições e a comunidade em geral para a participação num espaço de encontro, que permita a partilha, o debate e a reflexão sobre estas problemáticas, procurando interligar as experiências individuais de cada uma destas mulheres, resistentes, com a própria sociedade.

Mensal

18-20h

Presencial e Online

28 abril 2022
Os familiares dos opositores à ditadura do Estado Novo: contribuição das narrativas para a construção da memória da resistência
Intervenções de Isabel Soares, Conceição Matos, Levy Baptista e Marianela Valverde, com a moderação de Fernanda Rollo.

Testemunhos de Maria José Ribeiro, Álvaro Pato, Rui Pato, Herculana Velez, Humberto Candeias, Silvina Madalena Veiga Santos, Mário Rui Sena Lopes, José Sena Lopes, Adelino Pereira da Silva, Maria de Lurdes Valverde, Guida Pinhão, Margarida Machado e Carlos José Vitoriano.