Chamada de trabalhos para o colóquio "Seara Nova: Discurso programático e intelectualidade republicana (1921-1979)"
Encontra-se aberta a chamada de trabalhos para o Colóquio “Seara Nova: Discurso programático e intelectualidade republicana (1921-1979)”, que decorre nos dias 7 e 8 de junho de 2021, na Fundação Mário Soares e Maria Barroso, em Lisboa.
A revista Seara Nova, quinzenário de “doutrina e crítica”, afirmou-se como o órgão de propaganda de um “Grupo” de intelectuais republicanos de esquerda imbuídos de uma missão doutrinal política, cívica e cultural. Ao longo de cerca de 60 anos (1921-1979), expressou o pensamento de gerações de intelectuais, interessados na reflexão crítica sobre as grandes questões da vida nacional, constituindo um testemunho imprescindível do percurso da intelectualidade republicana liberal e de esquerda no século XX.
Apela-se à participação neste colóquio através da submissão de propostas de comunicações enquadradas nos seguintes temas (ou de outros considerados pertinentes):
– Discursos programáticos na revista Seara Nova
– Intelectuais do corpo diretivo e colaboradores
– Polémicas na Seara Nova
– A Censura e a Seara Nova
– Seara Nova e a Oposição à Ditadura
Promovida pela Fundação Mário Soares e Maria Barroso, em colaboração com a BLX-Hemeroteca Municipal de Lisboa e o HTC-História, Territórios e Comunidades / NOVA FCSH, a iniciativa integra as o programa comemorativo do centenário da criação da Seara Nova.
Calendário
Receção de propostas: até 23 de maio de 2021
Comunicação de resultados: até 28 de maio de 2021
Inscrições: até 4 de junho de 2021
As propostas de comunicações devem ser enviadas através de formulário eletrónico, onde devem constar: o nome do autor ou dos autores, a filiação institucional, o título da proposta, um resumo de, no máximo, 500 palavras, três palavras-chave, uma breve nota biográfica (200 palavras no máximo) e contactos do autor ou autores.