Call for papers - V Encontro Indústria, História, Património
O V Encontro Indústria, História, Património realizar-se-á nos dias 7 e 8 de abril de 2022 no Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior, na Covilhã.
Pretende-se que este Encontro seja um fórum de discussão aberto e pluridisciplinar, dedicado à apresentação de estudos no domínio da história da indústria, compreendendo a caracterização dos seus diversos sectores e atividades; dos atores que as promoveram, os trabalhadores e as suas memórias e o património associado; contemplando edifícios e maquinaria, oficinas, fábricas, minas e locais de processamento e de refinação, entrepostos e armazéns, centros de produção, transmissão e utilização de energia, meios de transporte e todas as suas estruturas e infraestruturas, assim como os locais onde se desenvolveram atividades sociais relacionadas com a indústria, bem como a memória associada a todos estes processos.
O V Encontro inclui uma menção particular às comunidades que direta ou indiretamente se relacionaram com os processos de industrialização. Interessa-nos analisar como eram compostas estas comunidades; em que medida influenciaram e foram influenciadas por aspetos políticos, económicos, científicos e tecnológicos e/ou culturais em diferentes momentos históricos; que tipo de ligações se estabeleceram entre comunidades nacionais e internacionais e com que objetivos; de que forma marcaram o território onde se inseriam, ou ainda inserem; que legado deixaram e de que forma é hoje, ou não, vivenciado; e quais os principais desafios que estas comunidades vivem atualmente.
Convidam-se todos os interessados que tenham como objetivos a divulgação de trabalhos no âmbito da história da indústria e do património a participar neste Encontro, que procurará refletir sobre estas problemáticas, considerando o contexto político, económico, social, cultural e geográfico em que se inserem.
O Encontro de 2022 abrange as seguintes perspetivas temáticas:
. História da indústria;
. Arqueologia industrial;
. Industrialização/desindustrialização/reindustrialização;
. Agentes e atores da sociedade industrial;
. Movimentos sociais e associativismo ligados à atividade industrial; . Arquitetura industrial;
. Museus, Arquivos e espaços de memória;
. Paisagens industriais; . Turismo industrial;
. Memória do trabalho
O Encontro reúne intervenções proferidas por conferencistas convidados e a apresentação de comunicações submetidas através de call for papers.
Aceitam-se propostas de painéis temáticos, comunicações individuais e flash talks.
As flash talks pretendem divulgar investigações, projetos e atividades em curso nos domínios da história e património da indústria. Adota-se um modelo de «apresentações “10×5”», significando uma apresentação de 5 minutos podendo recorrer até um máximo de 10 slides. Não devem repetir-se apresentações feitas nas comunicações individuais ou painéis temáticos.
As propostas de comunicação, de painéis temáticos e de flash talks deverão ser submetidas até ao dia 8 de março de 2022, através dos formulários disponíveis nos seguintes links:
Propostas de comunicação (individuais): https://url.gratis/T3uTLe
Painéis temáticos (3 a 4 comunicações): https://url.gratis/XLtoFY
Flash Talks (individuais): https://url.gratis/y9QOmJ
A seleção das propostas será orientada pelo propósito de garantir o máximo de qualidade dos trabalhos, quer das apresentações, quer dos debates. As comunicações aceites terão, posteriormente, a possibilidade de ser publicadas em versão e-book.
Calendarização:
Submissão de propostas: até 8 de março de 2022
Notificação de aceitação de propostas: 15 de março de 2022
Prazo para inscrições: 27 de março de 2022
Comissão Organizadora (HTC -NOVA FCSH):
Maria Fernanda Rollo
Diogo Ferreira
Sofia Diniz
Ana Carina Azevedo
Catarina Neto
Catarina Santos
Elisa Calado Pinheiro
Pedro Fernandes
Comissão Científica:
Ana Cardoso de Matos (CIDEHUS – UE)
Carlos Manuel Faísca (UC)
Elisa Calado Pinheiro (HTC -NOVA FCSH)
Graça Filipe (HTC-NOVA FCSH)
Jorge Custódio (IHC-NOVA FCSH)
José Manuel Brandão (HTC-NOVA FCSH)
Leonor Medeiros (APAI)
Manuel Ferreira Rodrigues (UA)
Maria da Luz Sampaio (HTC-NOVA FCSH)
Maria Fernanda Rollo (HTC-NOVA FCSH)
Marta Lourenço (MUHNAC e CIUHCT)
Miguel Areces (INCUNA)
Rita Salvado (UBI)