Duração do projeto |
2014 —
Equipa |
Maria Fernanda Rollo (IR), Ana Carina Azevedo, Ana Paula Pires, Carlos Silveira, Fátima Mariano, Inês Queiroz, Margarida Portela
A I Guerra Mundial representou um momento determinante, constituindo uma rutura profunda no percurso da história contemporânea europeia e mundial, cujos efeitos fraturantes e duradouros envolveram, marcaram e determinaram muito significativamente a História de Portugal. Entre 1914 e 1918 partiram para a Guerra mais de 100 000 soldados portugueses. Combateram em África, lutaram na Flandres, registando-se quase 40 000 baixas. Morreram quase 8 mil homens, outros tantos ficaram feridos; 6 mil ficaram desaparecidos e mais de 7 mil foram feitos prisioneiros…
O programa Portugal 1914 teve início em 2012, na senda do centenário da Guerra, tendo como propósito identificar os impactos, consequências, heranças e legados, não só em Portugal mas um pouco por todo o Mundo. Trata-se de um programa colaborativo e aberto à participação da população em geral. Inclui diversos projetos, alguns dos quais dirigidos visando sensibilizar a população em geral para a importância da memória e da sua preservação.
O estudo da história e do impacto da Grande Guerra em Portugal, representa uma contribuição inestimável para a integridade da memória da participação portuguesa no conflito de 1914-1918, parte integrante e indissociável da identidade coletiva nacional.
