Dicionário "Portugal Multilateral" (Volume 1)

O Volume I do Dicionário “Portugal Multilateral”, coordenado por Nuno Severiano Teixeira e Alice Cunha será lançado no dia 3 de julho, às 15h00, na Ministério dos Negócios Estrangeiros.

A apresentação estará a cargo do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, seguindo-se uma intervenção do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres.

O Dicionário “Portugal Multilateral” analisa a adesão e a participação de Portugal no universo das organizações internacionais, de que foi ou é membro. Além de aproximar o leitor da vertente multilateral da política externa portuguesa, também evidencia a diversidade de organizações, os seus respetivos fins, a sua ação e resultados alcançados.

No seu conjunto, o Dicionário demonstra a magnitude, diversidade e abrangência da representação do Estado português no sistema multilateral, bem como uma agenda de compromissos que acompanham o tempo, de um país aberto ao mundo e ao diálogo entre Estados e organizações regionais e internacionais.

É um trabalho realizado no Instituto Português de Relações Internacionais, com o apoio do Instituto Diplomático e da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, e que conta com o contributo de uma centena de autores.

Assistir à sessão