
Tânia Manuel de Oliveira Alves Sequeira e Casimiro
É investigadora especializada nos contactos globais entre pessoas e objetos, desde a época moderna até à contemporaneidade
Ciência ID | 7B1B-B000-9B6B
ORCID ID | 0000-0002-9471-6194
Google Scholar ID | https://scholar.google.com/citations?user=m63X0o0AAAAJ&hl=en
Email | tmcasimiro@fcsh.unl.pt
Experiência
Tânia Casimiro é investigadora especializada nos contactos globais entre pessoas e objetos, desde a época moderna até à contemporaneidade. Tem desempenhado um papel pioneiro no desenvolvimento de novos métodos de identificação da cultura material portuguesa utilizada por diferentes povos em várias partes do mundo.
Do ponto de vista teórico, a sua investigação foca-se nas interações entre pessoas e objetos na construção de identidades e na forma como esses elementos refletem dinâmicas globais. Defende uma abordagem científica interdisciplinar, que integra as Humanidades, a Ciência e a Tecnologia, como base para o avanço do conhecimento.
Embora tenha desenvolvido trabalho sobre contextos arqueológicos desde a Idade do Ferro até ao século XX, a sua principal área de especialização é a arqueologia medieval, pós-medieval e contemporânea (séculos VIII a XX). Esta abrangência cronológica tem-lhe permitido observar e propor metodologias inovadoras para a interpretação de transformações sociais e culturais de longa duração.
Autora de mais de 200 publicações, entre revistas científicas de elevado impacto internacional e revistas de divulgação em Portugal, Tânia Casimimo foi distinguida com a primeira bolsa de doutoramento em Arqueologia Pós-Medieval atribuída pela FCT (2006), uma bolsa Fulbright (2011), e duas bolsas de pós-doutoramento da mesma entidade (2012–2015 e 2016–2019). É a primeira mulher em Portugal a obter o grau de doutoramento em Arqueologia Histórica e a primeira a abordar o tema da globalização neste domínio.
Domínios de Atuação
- Arqueologia europeia
- Conservação e património
- Arqueologia pós-medieval
- Arqueologia contemporânea
- Cultura material