
Noémia da Encarnação Padilha Malva Novais
É jornalista, escritora e investigadora universitária em História Contemporânea (Política, Diplomática, Cultural e dos Media) e em Ciências da Comunicação
Ciência ID | ED19-333F-BFDF
ORCID ID | 0000-0001-6575-8750
Google Scholar ID | https://scholar.google.pt/citations?user=UgcRPwYAAAAJ&hl=pt-PT
Email | noemianovais@gmail.com
Experiência
Noémia Malva Novais (Ançã, Coimbra, Portugal) é jornalista, escritora e investigadora universitária em História Contemporânea (Política, Diplomática, Cultural e dos Media) e em Ciências da Comunicação, exercendo atualmente a atividade profissional de Consultora de Comunicação.
É Doutora em Ciências da Comunicação, especialidade de Comunicação e Ciências Sociais, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com a tese intitulada «A Imprensa Portuguesa e a Guerra. 1914-1918. A Acção da Censura e da Propaganda». É Mestre em História Contemporânea e Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
É atualmente Consultora de Comunicação, na área dos Media e da Política, mas foi como Jornalista na Imprensa e na Rádio que atingiu a maioridade profissional, destacando a TSF, Rádio Notícias, onde foi responsável pelas regiões de Aveiro e Coimbra.
É investigadora integrada do Instituto de História Contemporânea (IHC) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e investigadora colaboradora do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (Ceis20) da Universidade de Coimbra e do Centro de Ciências Sociais do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.
Foi professora em vários graus de ensino, nomeadamente no ensino superior, no Isla Leiria, agora universo Universidade Lusófona. Atualmente, é diretora do curso de licenciatura em Comunicação e Tecnologias Digitais do Instituto Dom Dinis, na Marinha Grande, integrante do grupo Lusófona.
Tem livros, artigos, conferências e comunicações publicados em Portugal e no estrangeiro, salientando-se a obra «João Chagas. A Diplomacia e a Guerra. 1914-1918», distinguida, em 2004, com o Prémio Aristides de Sousa Mendes (1.ª Menção Especial), da Associação dos Diplomatas Portugueses.
Em 2014, foi distinguida com o Prémio de Jornalismo Os Direitos da Criança em Notícia atribuído pelo Fórum dos Direitos das Crianças e dos Jovens da UNESCO à Grande Reportagem "Nascer Outra Vez" de que é autora e que foi emitida na TSF, Rádio Notícias.
Em 2013, foi agraciada com o Prémio de Jornalismo Direitos Humanos & Integração (Menção Honrosa), atribuído pela UNESCO em parceria com o Gabinete de Meios de Comunicação Social, à Grande Reportagem «Muito mais que um corpo», de que é autora e foi emitida pela TSF Rádio Notícias.
Em 2013, também, a sua Grande Reportagem «Venham mais sete», emitida pela TSF Rádio Notícias, esteve na base da atribuição do Prémio Manuel António da Mota a um projecto de integração social e profissional de reclusos na Mata do Buçaco.
Domínios de Atuação
- História Contemporânea (Política
- Diplomática
- Cultural e dos Media)
- Ciências da Comunicação
- Ciências Sociais