
Marta Isabel Caetano Leitão
É licenciada em História e Arqueologia, com especialização em Arqueologia
Experiência
A sua investigação centra-se na Arqueologia Islâmica Medieval, com especial foco no estudo dos modelos de povoamento, fortificações e cultura material. É licenciada em História e Arqueologia, com especialização em Arqueologia, pela Universidade de Évora. Em 2015, concluiu o Mestrado em Arqueologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com a dissertação: "A Presença Islâmica em al-Qasr (Alcácer do Sal, Portugal): uma análise do urbanismo e do sistema defensivo", tendo obtido a classificação final de Excelente.
Em 2023, terminou o Doutoramento em História, com especialização em Arqueologia, na mesma instituição, com a tese: "A Organização do Território no Sudoeste do Gharb Al-Andalus – povoamento rural e paisagens fortificadas na kura de Alcácer do Sal", financiada pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BD/117606/2016; COVID/BD/151702/2021). O júri da prova final atribuiu-lhe, por unanimidade, a classificação máxima de Muito Bom.
Foi voluntária em várias intervenções arqueológicas e participou na organização do I Congresso da Associação dos Arqueólogos Portugueses, realizado na Biblioteca Nacional de Portugal, entre 21 e 23 de novembro de 2013. Foi arqueóloga responsável pela direção técnica e científica de trabalhos arqueológicos realizados em Alcácer do Sal, entre 2020 e 2024, no âmbito de projetos de investigação e de reabilitação urbana (arqueologia preventiva e minimização de impactes).
É autora de dois livros, seis capítulos de livro e dez artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais.
Domínios de Atuação
- Arqueologia Islâmica Medieval
- Modelos de povoamento
- Fortificações
- Cultura material