UFPR, UTFPR e Universidade Nova de Lisboa promovem colóquio internacional sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade

Com edições quinzenais e participação de Boaventura de Souza Santos, o evento também contribuirá para a aula magna e aula inaugural de 2021 de programas de pós-graduação das áreas interdisciplinares de Tecnologia e Sociedade, de Gestão da Informação e de Políticas Públicas, respectivamente, destas duas universidades brasileiras.

No próximo dia 1º de março de 2021 tem início o I Colóquio Internacional em Ciência, Tecnologia e Sociedade, um ciclo de debates online promovido em parceria entre a UFPR, UTFPR e a Universidade Nova de Lisboa, com o objetivo de aprofundar diálogos em temas de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), revisitando contribuições, tradições de pensamento e atualizando velhas e novas problemáticas.

Realizado inteiramente de forma online, o primeiro Webinar irá discutir o próprio campo que dá nome ao Seminário na atualidade. O tema será conduzido por Antonio Arellano-Hernández, professor e pesquisador do Laboratório Tecnociencia-sociedad, da Faculdade de Ciências Políticas e Administração Pública, da Universidad Autónoma del Estado de México (UAEM); e por Gilson Leandro Queluz, professor do Departamento de Estudos Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Intitulado “O campo dos estudos CTS na atualidade”, esse primeiro webinar também se configura como a Aula Magna do PPGTE, marcando o início do ano acadêmico do Programa. No mesmo sentido, no dia 29 de março ocorre a aula inaugural dos programas de pós-graduação em Gestão da Informação (PPGGI) e em Políticas Públicas (PPPP) da UFPR. Na ocasião o webinar “A CTI perante as epistemologias do Sul” contará com a participação de Boaventura de Sousa Santos, da Universidade de Coimbra (UC); e Léa Velho, do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) da Unicamp.

A primeira edição do Colóquio estende-se até ao dia 5 de Julho de 2021, sempre com encontros quinzenais. As transmissões e gravações do Colóquio poderão ser acompanhadas exclusivamente pelo canal do STS Colloquium no Youtube, em https://bit.ly/3jLi2o1.

A organização do evento envolve docentes e discentes do PPGGI e PPPP, da UFPR; do PPGTE da UTFPR; e dos grupos ‘Tecnologias Emergentes e Sociedade (UFPR)’, ‘História, Territórios e Comunidades’ (do pólo na NOVA FCSH do Centre for Functional Ecology – Science for People & the Planet (CFE) da Universidade de Coimbra) e da Pós-Graduação em Gestão e Políticas de Ciência e Tecnologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

A CTS

A origem do termo CTS remonta aos anos 1960 e 1970 e constitui-se enquanto campo interdisciplinar na interseção entre Sociologia, História, Filosofia, Antropologia, dentre outros ramos. Nos últimos 50 anos o campo vem demonstrando capacidade de congregar um conjunto de acadêmicos, especialistas e estudiosos provenientes de áreas disciplinares distintas, que se unem no esforço de compreender a Ciência como uma instituição social, analisando a Ciência e a Tecnologia enquanto produtos sociais e historicamente situados. Com isso, estes estudos vêm permitindo identificar os fatores econômicos, políticos e culturais que têm influência sobre a mudança científico-tecnológica, ao mesmo tempo contribuindo para promover uma visão crítica sobre a gestão do conhecimento e da tecnologia.

Saiba mais