HTC/CFE integra o Laboratório Associado TERRA, recentemente aprovado pela FCT

História, Territórios e Comunidades – CFE NOVA FCSH pólo do Centro de Ecologia Funcional – Ciência para as Pessoas e o Planeta integra o Laboratório Associado TERRA cuja aprovação foi publicada ontem (resultados).

A candidatura do TERRA foi aprovada com a classificação de Excelente pelo período de 10 anos.

TERRA integra cinco centros de investigação altamente qualificados (Centro de Estudos Florestais/CEF, Centro de Investigação em Agronomia, Alimentos, Ambiente e Paisagem/LEAF, Centro de Estudos Geográficos/CEG, Centro de Ecologia Funcional – Ciência para as Pessoas e o Planeta/CFE e Instituto de Saúde Ambiental/ISAMB, reunindo 400 investigadores num ambiente fortemente interdisciplinar.

Todas as paisagens têm uma história e constituem mosaicos de ecossistemas naturais, seminaturais, florestais, agrícolas, humanos e urbanos interligados, atravessados ​​por redes fluviais e delimitados por áreas costeiras, moldados por usos milenares e contínuos do solo. As atividades de investigação do TERRA abrangem toda a cadeia de valor; dos recursos naturais e serviços dos ecossistemas, à saúde ambiental das populações humanas.

Os objetivos do TERRA são relevantes para as políticas públicas, reconhecendo na sustentabilidade no uso dos recursos naturais uma premissa básica para evitar desastres ecológicos e económicos. O TERRA integra a dimensão multidisciplinar necessária para compreender os vetores e interações comuns que influenciam a sustentabilidade do solo, água e energia, a conservação da biodiversidade, ecossistemas e seus serviços. Esse entendimento é a chave para a eficácia das estratégias e políticas setoriais e locais relacionadas.

O consórcio está organizado em cinco linhas temáticas, desenvolvido de forma multidisciplinar em todos os grupos de investigação e abordando temas importantes das políticas públicas nacionais e europeias.

O Laboratório Associado TERRA tem um forte enfoque territorial no Centro e Sul de Portugal Continental, envolvendo todos os seus ecossistemas, usos do solo, práticas de gestão, contexto histórico-societário e dimensões territoriais.