Call for Papers - VI Congresso I República e Republicanismo

Encontra-se aberta a chamada de trabalhos para o VI Congresso I República e Republicanismo, que terá como tema “A República e os Desafios da (Re)Construção no Pós Grande Guerra: a reinvenção de paradigmas com velhos/novos problemas e novas/velhas soluções”. O Congresso terá lugar na Fundação Mário Soares e Maria Barroso, em Lisboa, nos dias 6 e 7 de outubro de 2021.

Em 2021, no centenário da Noite Sangrenta, o VI Congresso I República e Republicanismo pretende concitar a análise e o debate amplo, de natureza interdisciplinar, sobre os impactos sucessivos da Grande Guerra no republicanismo e nos regimes políticos inscritos nesse ideário. Assim, sem prejuízo de quaisquer outras temáticas relevantes, o VI Congresso I República e Republicanismo privilegiará os seguintes eixos temáticos:
– A República e a Grande Guerra – o esforço de guerra ou a necessidade de reconstruir o sistema governativo;
– A República no Rescaldo da Guerra – os dilemas do regresso à normalidade institucional
– A(s) República(s) (In)Tangíveis: o confronto entre paradigmas, modelos governativos e novas prioridades;
– A República e os Legados simbólicos da Grande Guerra;
– A República e os Novos Outros: o Republicanismo vis-à-vis com o Comunismo e com Fascismo;
– Entre Repúblicas: dinâmicas diplomáticas e relações internacionais no período entre as Duas Guerras.

O VI Congresso I República e Republicanismo é promovido pelo Centro de Documentação e Estudos sobre a História da I República e do Republicanismo, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com o apoio da Fundação Mário Soares e Maria Barroso e do HTC – História, Territórios e Comunidades.

Chamada para Comunicações
Prazo para submissão de propostas: até 15 de julho de 2021
Prazo para a divulgação dos trabalhos aceites: 3 de setembro de 2021
Enviar: título da comunicação, resumo (700 palavras), filiação institucional e currículo académico (1 página).
Por favor, envie a sua identificação (nome, filiação institucional e endereço eletrónico) bem como o resumo da comunicação por email para: centrorepublica@fcsh.unl.pt