
- This event has passed.
Sessão II – Convergências metodológicas: patrimónios conectados, digitalização e biocultura como desafios epistémicos
May 27 @ 6:00 pm - 7:00 pm

Webinars promovidos em parceria entre o PPGTE/UTFPR, em Curitiba (Brasil), e o HTC-CFE da Universidade NOVA de Lisboa, Portugal.
Seminário Permanente “Práticas de Experiências e Metodologias”, um ciclo de webinars abertos ao público dedicado à partilha de práticas de pesquisa, experiências de campo e abordagens metodológicas inovadoras, um espaço contínuo de diálogo e reflexão crítica sobre as formas de produzir conhecimento, conectar territórios e transformar realidades a partir da pesquisa interdisciplinar.
A iniciativa reúne pesquisadores e pesquisadoras das Ciências Sociais, Humanas e Tecnológicas, com o objetivo de explorar coletivamente os modos de fazer ciência em articulação com os desafios contemporâneos.
Os encontros ocorrem ao longo do ano letivo, em formato 100% online.
Confira a programação completa e participe:
https://htc.fcsh.unl.pt/formacao/seminario-praticas-de-experiencias-e-metodologias
Inscrições: https://forms.
Participe, partilhe e reflita connosco sobre as metodologias que movem a pesquisa contemporânea!
27 de maio, terça-feira (14h/15h – Fuso horário do Brasil | 17h/18h – Fuso horário de Portugal )
Maria Fernanda Rollo
Num contexto de crescente pluralidade metodológica e exigência de rigor reflexivo, esta intervenção propõe uma leitura crítica das práticas de investigação que cruzam história, património e ambiente, a partir de projetos desenvolvidos em territórios diversos. A partir da intersecção entre patrimónios materiais e imateriais, naturais e culturais, propõe-se discutir as implicações epistemológicas da digitalização, da produção de memória coletiva e da mobilização do património biocultural como ferramenta de análise e de ação. Serão apresentados exemplos concretos de práticas metodológicas aplicadas em projetos participativos, que operam entre o local e o global, e entre o analógico e o digital, convocando a triangulação entre investigação empírica, compromisso ético e produção de sentido social. Esta proposta advoga, assim, por uma ciência social e humana situada, comprometida e crítica, capaz de promover a justiça epistémica e de criar pontes entre saberes.
Maria Fernanda Rollo – Historiadora. Doutorada e Agregada em História Contemporânea. Professora Catedrática do Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. Coordenador do Programa de Doutoramento em História. Coordenador do curso de pós-graduação em Gestão e Política em Ciência e Tecnologia. Membro do Conselho de Investigação do European University Institut. Investigador do CFE – História, Territórios e Comunidades. Investigador do Instituto de História Contemporânea (1995-2020). https://www.cienciavitae.pt/portal/pt/F91D-2B9A-5767