Paralelamente, continuam a impor-se importantes desafios ao nível da salvaguarda e democratização deste conhecimento, mediante a acessibilidade e adoção de ferramentas digitais e meio tecnológicos para se organizarem a preservarem as memórias recolhidas, desde o registo, ao armazenamento dos dados, passando pela preservação até à disponibilização de testemunhos e documentação associada.
O 4º Encontro Memória para Todos procura refletir acerca do papel da memória (individual e coletiva) na promoção de estratégias para a sustentabilidade do território e no reconhecimento, valorização e proteção do património histórico, natural e cultural. Tem ainda como foco os processos de registo de memórias e o impacto que as tecnologias da informação exercem sobre estas práticas. Para tal, convocam-se os contributos de várias áreas disciplinares, como a história, a antropologia, as ciências documentais, a museologia, as ciências do património, as ciências da comunicação ou ainda as humanidades digitais.
O 4.º Encontro Memória para Todos é organizado por História, Territórios e Comunidades, pólo na NOVA FCSH do Centro de Ecologia Funcional – Ciência para as Pessoas e o Planeta – da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
Mais informações em: https://memoriaparatodos.pt