A relação entre a memória, o património e a identidade, como fatores de promoção da coesão social e de construção de comunidades, tem vindo a confirmar a importância da formação e do conhecimento como veículos essenciais para o desenvolvimento da atividade de investigação, em diferentes contextos e em diversos suportes bem como para a promoção da identidade local e comunitária.
Em Portugal, tem-se assistido a uma crescente expansão e reconhecimento de projetos de investigação e iniciativas culturais e sociais que, a partir da memória, estimulam a participação da sociedade ao nível da colaboração, da co-criação e da disseminação do conhecimento, envolvendo tanto a academia, como associações e ONGs, arquivos, bibliotecas, museus, autarquias e redes informais de cidadãos.
Esta mobilização tem conhecido diversas expressões e enquadramentos científicos e institucionais, sendo porventura mais visível ao nível das ciências sociais, artes e humanidades (e.g. projetos de história oral, museus, jornalismo), do associativismo e de atividades locais e regionais de salvaguarda e preservação do património, mas também de inquestionável relevância em domínios como o das neurociências, da psicologia, da ação social ou da biodiversidade.
O I Encontro Memória para Todos visa reunir diferentes agentes, projetos e atividades empenhados na identificação, organização, curadoria, investigação e divulgação da memória e arquivos de e para comunidades.
Propõe, por isso, uma reflexão conjunta e transdisciplinar a partir da contribuição de diversas áreas disciplinares e científicas em torno do binómio memória e comunidade, compreendendo a memória histórica e social, a memória cognitiva, a memória genética e a memória digital, e o papel da academia, das instituições culturais e sociais e dos cidadãos enquanto agentes de influência em processos de patrimonialização, preservação e construção da memória.
O I Congresso Memória para Todos é organizado pelo Centro República e o Instituto de História contemporânea da NOVA FCSH em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa.